The Birthday Massacre Brazil
Seja bem-vindo(a) ao TBMassacre Brasil Fórum!Por favor se cadastre em nosso fórum e ajude a espalhar a banda The Birthday Massacre pelo Brasil!

Participe do fórum, é rápido e fácil

The Birthday Massacre Brazil
Seja bem-vindo(a) ao TBMassacre Brasil Fórum!Por favor se cadastre em nosso fórum e ajude a espalhar a banda The Birthday Massacre pelo Brasil!
The Birthday Massacre Brazil
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Cenário Gótico Brasileiro

3 participantes

Ir para baixo

Cenário Gótico Brasileiro Empty Cenário Gótico Brasileiro

Mensagem por Looking Glass Fille Sáb Fev 25, 2012 11:58 pm

Cenário de bandas Góticas Brasileiras

Cenário Gótico Brasileiro Plastique+Noir+Grave
Plastique Noir-banda brasileira de Rock Gótico no Ceará

Cena brasileira
Gótico caboclo ou dissonância tropical?


A cena alternativa brasileira, mais especificamente, na vertente do gótico em suas variadas manifestações, parece finalmente voltar à tona após anos submersa. Obviamente que não se trata de uma bolha, que costuma retratar coisas passageiras, modas em sua ligeira consistência, falo de um acentuado nivelamento orquestrado por grandes festas ocasionais (as famosas raves góticas, organizadas pelo pessoal da Thorns), a quantidade de casas do gênero que existem atualmente em São Paulo, além do número crescente de bandas em todo o país, que vão desde o dark (rock nacional no gênero do Finis Africae e Hojerizah), passando por bandas mais fiéis aos percussores ingleses e germânicos (Fields, Xmal, Sisters etc...), até mesmo aquelas que seguem o fio da nova onda, do “gothic metal”, atualmente o representante mais popular do gênero.

Pode-se dizer que, ao menos em São Paulo, temos uma cena tão forte quanto os principais focos pelo mundo afora, faltando pouco para que isso se concretize em definitivo, graças à falta de festivais que reúnam bandas de todo o país e algumas de fora. Quem sabe, unindo todos os projetos existentes, a idéia possa tomar forma... O problema reside somente no modo como a mídia enfoca a cena gótica, maquiando-a com elementos pejorativos e estereótipos deprimentes, sendo que o gótico nada mais é que um estilo dentro do contexto do rock, envolvendo comportamento, atitude e conceitos tipicamente modernos. Isso no entanto não exclui o resgate de velhas tradições artísticas e culturais (literárias, plásticas, sonoras), devido à grande ientificação que muitos mantém com lendas e mitos perdidos no folclore de culturas medievais, como o próprio rótulo define.

Se a mídia tradicional optou por abafar ou bombardear o gênero, com a popularização da Internet a história mudou. Graças a sua essência mítica e misteriosa, o gótico tornou-se uma comunidade amplamente interligada, a curiosidade que o tema desperta reverberou na criação de uma vastidão de páginas voltadas para o único intuito de mostrar um pouco do rico compêndio de artistas que fazem parte do contexto ou simplesmente possuem algo em comum com o gênero, desde a música em si, passando por quadrinhos, artes plásticas e demais manifestações. Para tanto que podemos nos orgulhar de termos o portal de cultura obscura http://www.carcasse.com como nosso representante no último livro do especialista em rock gótico, Mick Mercer.

Graças a uma considerável quantidade de listas, como a Sépia Zine, o Gótico DF, o Gótico Curitiba, o Mausoleum etc., as pessoas interessadas puderam se reunir ocasionalmente para organizar sarais literários, shows, performances ou simplesmente para trocar figurinhas. Enfim, a tecnologia foi um dos fatores principais para que a cena se tornasse o que é atualmente, um pouco longe do ideal, mas bem acima do que muitos esperavam, provando que ainda há bastante o que aproveitar e, que a noite (eterna e jovem) tem ainda muito para oferecer, desde que alguns disponham-se a batalhar por isso.

A cena atualmente conta com uma gama de bandas fantásticas, cujas influências vão desde os lisérgicos anos 60 até o minimalismo sincretizado dos anos 80: pudemos avaliar o interesse do público no Festival com as bandas da coletânea De Profundis, que aconteceu em 25/05 na Tribehouse, com um público grande, por volta de 400 pessoas, que compareceram única e exclusivamente para prestigiar as bandas que se apresentaram no palco daquela memorável noite, quando as pistas permaneceram lotadas durante todas as apresentações.

"De Profundis – Brazilian Darkwave Collection"
Diário de Bordo

A idéia primordial surgiu como as grandes revoluções, na mesa de um bar. Marcos Dutra, Zé Carlos (ambos do Tears of Blood), Herr Markus (Krummen) e eu, encontramo-nos para uma rodada de cerveja num boteco da zona leste, quando expuseram sua idéia de montar uma nova coletânea com bandas do cenário “darkwave” paulista. Como a primeira experiência (Violet Carson) contou com 15 bandas de boa parte do Brasil, ficou definido que um menor numero de bandas iriam compor o CD desta vez, três delas decididas de primeira mão: The Tears Of Blood, Das Projekt Der Krummen Mauern e Mercyland. Como fui convidado para produzir, insisti no nome do Elegia, banda que estava escutando muito naqueles dias, o que também agradou aos demais. Por sua vez, todos expuseram outros candidatos à vaga: Stale Bread e Der Kalte Stern, que não puderam participar devido à problemas em suas respectivas formações na época, e graças à qualquer eventualidade do destino pudemos contar com um vulcão então adormecido: Vesuvia, preenchendo o quadro de participantes. Definidos os papéis de todos, o tempo correu entre gravações de estúdio, idéias quanto ao nome da coletânea, arte e afins, culminando no trabalho que muitos têm em suas mãos atualmente: responsável, de alto nível e extremamente emocional, como jamais poderia deixar de ser, quando algo manifesta-se passionalmente em função de um sonho, um ideal.

The Tears of Blood
Pelo que pude constatar após o lançamento da De Profundis, parece-me que a banda arrebatou para si um grande numero de admiradores, sua sonoridade inspirada em bandas como Xmal Deutschland e Siouxsie & the Banshees tornou-os prediletos dentre uma grande parcela das pessoas que adquiriram a coletânea. Com batidas tribais, guitarras dissonantes, baixo acentuado e uma vocalista de timbres distintos, o mínimo que poderia acontecer seria o título de melhor banda gótica do cenário brasileiro na atualidade, palavra do público, que passa a reconhecer os esforços desta banda que está na estrada já há onze anos, tendo ocasionalmente se apresentado em grande parte dos porões paulistanos e em outros pontos do Brasil.

Das Projekt der Krummen Mauern
Não estranhe o nome, eles são brasileiros, embora boa parte do público que assistia boquiaberto ao show de abertura do The Mission em 21 de abril no Olympia, tenha duvidado até o momento em que timidamente o vocalista Herr Markus (muito nervoso devido à ocasião) apresentou a banda. Uma levada extremamente contagiosa, rock gótico tradicional, com sua bateria eletrônica, duas guitarras, baixo e vocal sorumbático. Tive o prazer de contar com a presença deles na primeira coletânea Violet Carson, porém, na De Profundis, a satisfação foi ainda maior pelo fato do material ser totalmente exclusivo e todas as composições serem novas. A banda iniciou sua trajetória no fim dos anos 80 com o nome de Santos Pecadores e, de 91 para cá, consolidou-se como ícone do rock gótico brasileiro.

Elegia
Após duas participações no Wave-Gotik-Treffen, aclamados pela imprensa especializada da Europa como banda revelação em 2000, começam a conquistar seu espaço por aqui, ou seja, despertando inclusive a atenção da Globo, que mostrou a banda em programa da região de São José dos Campos, sem contar a menção no 21th Century Goth, ultimo livro de Mick Mercer, ilustríssimo conhecedor do gênero. Além do que qualquer propaganda possa proporcionar, o som do Elegia é algo simplesmente cativante, um diferencial e uma alternativa a toda mesmice que anda rondando o circuito gótico. Como os próprios europeus reconheceram, eles estão ensinando as bandas góticas da atualidade a reverem suas concepções sobre a musicalidade. Indicado para quem gosta de algo na linha darkwave como Clan of Xymox, Poésie Noire e Blessing in Desguise.

Vesuvia
Poesia na sua manifestação mais objetiva... Melodias embriagantes, nostalgia amplamente justificada pela levada com base nos anos 60 e 80. Aquele tipo de canção que embala nossos pensamentos em sentido a horizontes oníricos, letras relatando fatos que certamente lhe trarão algo do fundo da memória. Bem na linha de bandas como Radiohead, Echo & The Bunnymen, The Smiths e The Church. A banda tem um potencial que futuramente será ouvido no disco com novas composições, incluindo algumas em português, e contam com o trunfo de dois de seus membros serem amplos conhecedores de música em geral, desde o clássico até o grindcore noise. Notavelmente, ouso dizer que é minha banda predileta dentro de seu estilo em particular.

Mercyland
A mais experimental e também a mais pesada dentre as cinco bandas que compõem a coletânea. Chegam mais uma vez com suas bases mesclando um crossover de pós-punk, hard rock e rock gótico. Preste atenção ao trabalho das guitarras e principalmente ao vocal. Ótima pedida para quem gosta da linha de bandas como TSOL, The Mission e The Cult. O destaque é a única composição em português da coletânea, "Só", conhecida de muita gente por aí, em nova versão. A proposta da banda é dar continuidade a uma trajetória de bom som deixada de lado, talvez por mero desconhecimento do próprio público alternativo, acredito que não estejam tão distantes de suas ambições, afinal, produziram canções que nada devem às suas influências.

Enfim, mais um passo para divulgação de nossa sonoridade, recheada de poesia e sentimentalismo (nada piegas) num mundo que vem se tornando cada vez mais frio e calculista. Contando com organização do Zine De Profundis e masterizado por Luiz Calanca, saindo por seu selo Baratos Afins. A quem interessar, aprecie.

Plastique Noir
A cidade de Fortaleza fica no Nordeste do Brasil. Famosa por suas belas praias, pela alegria de seus habitantes e pelo sol que brilha o ano inteiro, atrai legiões de turistas de todo o mundo durante o ano. Mas a cidade tem uma outra face. Uma face escura, doente, apaixonada, impiedosa.
Plastique Noir nasceu e cresce ali, nesse meio desolado e hostil. Numa pequena sala situada no coração de uma violenta área batizada com nome de batalha da Segunda Guerra, cercados por chaminés que despejam no céu cinza os tóxicos de um complexo industrial falido, quatro jovens se reúnem desde 2005 para gerar música pós-punk com influências darkwave, synthpop, industrial, indie e punk. Trazendo na bagagem o pop das últimas décadas, mas atentos à contemporaneidade, usam a nostalgia como ferramenta e a decadência urbana como inspiração, culminando no labirinto existencial dentro de cada um de nós neste início de milênio, quando as utopias morreram e o caos embaça um senso residual mínimo de realidade. Não se trata de crítica engajada , mas de poesia suja, que conta histórias cujos personagens centrais são os próprios integrantes mais tudo aquilo que os cerca. Falamos das madrugadas desertas, das prostitutas e travestis no calçadão à beira-mar, do hedonismo viciado, das ruínas da cidade velha, dos amores marginais perdidos nas esquinas e bares, dos corpos amontoados no necrotério

FONTE:http://www.carcasse.com/revista/de_profundis/cena_brasileira/index.php

http://www.lastfm.com.br/music/Plastique+Noir
Looking Glass Fille
Looking Glass Fille
Administrador
Administrador

Mensagens : 498
Pontos : 777
Data de inscrição : 27/05/2011
Localização : Hide And Seek

Ir para o topo Ir para baixo

Cenário Gótico Brasileiro Empty Re:Cenário de bandas Góticas Brasileiras

Mensagem por Lady in black Sáb Mar 03, 2012 11:48 am

eu conheço poucas bandas da cena gótica brasileira,dessa lista eu conheço só o Plastique noir,q por sinal eh incrivel!!...eu sou da opinião de q a cena gótica eh um pouco mal divulgada até pelos próprios sites dedicados ao gênero(existem poucos q fazem uma boa divulgação como esse)...eu jah vi muito site q num divulga bandas brasileiras,só banda gringa...dai a cena acaba ficando inexistente!!...
Lady in black
Lady in black
Administrador
Administrador

Mensagens : 406
Pontos : 706
Data de inscrição : 29/05/2011
Idade : 32
Localização : In-Sanatorium

Ir para o topo Ir para baixo

Cenário Gótico Brasileiro Empty Re: Cenário Gótico Brasileiro

Mensagem por Looking Glass Fille Sáb Mar 03, 2012 11:03 pm

Eu tbem só conheço o Plastique Noir nessa lista.Aki no Brasil a cena gótica é quase q desconhecida ,mtos nem acreditam q aki no Brasil ñ tem a tribo.P/ variar tudo q é bom e verdadeiramente artistico está no Underground,longe da atenção de todos.E lá está o Gótico made in Brazil.
Looking Glass Fille
Looking Glass Fille
Administrador
Administrador

Mensagens : 498
Pontos : 777
Data de inscrição : 27/05/2011
Localização : Hide And Seek

Ir para o topo Ir para baixo

Cenário Gótico Brasileiro Empty Re: Cenário Gótico Brasileiro

Mensagem por Lady in black Seg Mar 05, 2012 7:56 pm

Eh triste perceber q não damos valor ao q temos...tipo na gringa existem revistas especializadas nesse gênero e festivais...e q sempre estão divulgando as bandas...e aki num tem isso...um festival dedicado 100% as bandas undergrounds brasileiras...tanto eh q uma banda brasileira sai daki p/ fazer shows e ser aclamado pelo publico gringo como eh o caso do Elegia!!Fazer o q??o q nos resta a fazer eh lamentar q no Brasil só dão espaço suficiente p/ axé e afins!!Aff!!
Lady in black
Lady in black
Administrador
Administrador

Mensagens : 406
Pontos : 706
Data de inscrição : 29/05/2011
Idade : 32
Localização : In-Sanatorium

Ir para o topo Ir para baixo

Cenário Gótico Brasileiro Empty Re: Cenário Gótico Brasileiro

Mensagem por Looking Glass Fille Qua Mar 07, 2012 10:24 pm

É verdade lá fora tem revista especializada na subcultura gótica e tbem em td cena Underground.Aki no Brasil só Happy Rock e Emocore somente AFFFFFFF
Putzzz,até o Rock in Rio é ferrado aki nesse país!
Quando nós vamos VOLTAR a valorizar música com q era na época do Renato Russo,Cazuza e afins??
Looking Glass Fille
Looking Glass Fille
Administrador
Administrador

Mensagens : 498
Pontos : 777
Data de inscrição : 27/05/2011
Localização : Hide And Seek

Ir para o topo Ir para baixo

Cenário Gótico Brasileiro Empty Re: Cenário Gótico Brasileiro

Mensagem por Lady in black Qui Mar 08, 2012 1:33 pm

num eh querendo ser pessimista....mas eu axo q nunca mais!!Agora só tem espaço p/ essas coisas coloridas,num digo nem q eh Rock pq se eu falar isso eu vou estar insultando bandas q fazem rock de verdade!!Nem falo mais de Rock in Rio pq p/ mim esse festival jah era!!
Lady in black
Lady in black
Administrador
Administrador

Mensagens : 406
Pontos : 706
Data de inscrição : 29/05/2011
Idade : 32
Localização : In-Sanatorium

Ir para o topo Ir para baixo

Cenário Gótico Brasileiro Empty Re: Cenário Gótico Brasileiro

Mensagem por Looking Glass Fille Qui Mar 08, 2012 3:02 pm

Sinceramente,só um milagre pode salvar a música brasileira.
Looking Glass Fille
Looking Glass Fille
Administrador
Administrador

Mensagens : 498
Pontos : 777
Data de inscrição : 27/05/2011
Localização : Hide And Seek

Ir para o topo Ir para baixo

Cenário Gótico Brasileiro Empty Re: Cenário Gótico Brasileiro

Mensagem por Tlabitha Ter Jun 05, 2012 6:53 pm

Cara, o problema está na cultura brasileira, que é péssima...
E me sinto ainda mais revoltada com as coisas depois que vim morar na Bahia. Nem precisa pensar muito para saber o que rola aqui: axé, arrocha e como as pessoas que curtem isso são acéfalas, elas vão pela moda da vez: sertanojo. Não satisfeitos, "inventaram" um tal de "arrocha universitário".

Como vocês acham que um país que curte essas merdas vão curtir algo belo? vão apreciar a arte? NEVER!

Vejam essa porra dessa música dessa novela de merda Empreguetes, vejam a letra ridícula que tem, e aí você vai lá no terra para ver a tradução de uma letra e vê lá em 1° lugar de mais escutadas e acessadas: Essa música. Sem contar Luan Santana que é um ridículo, e Compania do Pagode e essas merdas todas.

As pessoas tem preguiça de pensar, então como vão gostar de algo mais profundo? Algo mais denso...acho que é demais até para a compreensão deles. Essas pessoas riem da nossa cara, mas não sabem que os idiotas são eles.
Tlabitha
Tlabitha
Violet Massacre
Violet Massacre

Mensagens : 36
Pontos : 36
Data de inscrição : 24/08/2011
Idade : 32
Localização : In my violet prison

Ir para o topo Ir para baixo

Cenário Gótico Brasileiro Empty Re: Cenário Gótico Brasileiro

Mensagem por Looking Glass Fille Ter Jun 05, 2012 11:27 pm

Para mim p Sertanejo Universitário veio para acabar de matar a Música Brasileira.Então akela música q mistura sertanejo universitário com funk(nem vou mencionar o nome de raiva),essa vei direito do inferno!Não tem outra explicação!

O q me deixa mais p da vida,são qualidade das letras das músicas,a maioria é MACHISTA ou falando outro tipo de merda!!!Q ódio!AInda tem mulher q se presta a curtir e dança essas musiketas.Aff.

Fora o rock brasileiro,q virou uma paçoca colorida e comercial e ainda de péssica qualidade!Depois de Restart,só um miliagre pode nos salvar desse desevolução musical.A solução está ainda em nossa geração(espero q seja maioria...) q ainda sabe oq é música boa.Está nas nossas mãos ou td está perdido.
Looking Glass Fille
Looking Glass Fille
Administrador
Administrador

Mensagens : 498
Pontos : 777
Data de inscrição : 27/05/2011
Localização : Hide And Seek

Ir para o topo Ir para baixo

Cenário Gótico Brasileiro Empty Re: Cenário Gótico Brasileiro

Mensagem por Tlabitha Qui Jun 14, 2012 1:24 pm

Sim, o machismo reina, e as idiotas ainda tem a cara de pau de dizer que dançam que nem putas COM ESSAS MÚSICAS MACHISTAS por causa da igualdade de sexo. ¬¬ Se entitulam cachorras ainda...affee
Dá vontade de dar uma surra nelas e mijar em cima...se elas gostam de humilhação...

Nossa, tem coisas piores que Restart: Manu Gavassi e Rebelde Brasil PUTAQUEPARIU!
Velho, essa menina eu tive o desprazer de ver quando eu estava assistindo TV com minha mãe (bem, de vez em quando ela me cobra um pouco de atenção) e Rebelde, vocês não imaginam o desgosto: meu irmão assiste AAAAAAAAAAAAAAH!
E eu pensava que não tinha pior que Restart...eu estou perdendo minha fé na melhora do cenário do "rock" porque essas porras não cantam rock...e infelizmente a maioria dos jovens são fãs desmiolados dessas merdas, se fossemos maioria, essas porcarias não fariam sucesso, infelizmente a coisa está triste...


Tlabitha
Tlabitha
Violet Massacre
Violet Massacre

Mensagens : 36
Pontos : 36
Data de inscrição : 24/08/2011
Idade : 32
Localização : In my violet prison

Ir para o topo Ir para baixo

Cenário Gótico Brasileiro Empty Re: Cenário Gótico Brasileiro

Mensagem por Looking Glass Fille Qui Jun 21, 2012 12:32 am

HAHAHAHA gostei da parte de dar uma porrada nelas e mixar em cima.São um bando de mulheres q não se dão o valor.
Nossa Rebelde é tenso,q conseguese ficar perto do Restart.
Tem um menina metida á rockeria lá,q me dá no nervos.
agora usar roupa e acessorios é tá moda.tudo mundo vestido de roqueiro!O mundo tá realmente acabando!
Looking Glass Fille
Looking Glass Fille
Administrador
Administrador

Mensagens : 498
Pontos : 777
Data de inscrição : 27/05/2011
Localização : Hide And Seek

Ir para o topo Ir para baixo

Cenário Gótico Brasileiro Empty Re: Cenário Gótico Brasileiro

Mensagem por Tlabitha Dom Jul 08, 2012 9:12 pm

Ah, é verdade! está na moda se vestir de "moda rock"...aí tem rock glam, rock princess, rock vintage...véi, vai tomar no cu esse povo, viu? vestir camiseta de banda sem nem ouvir...nossa, me dá raiva demais! ainda mais quando usam Pink Floyd AAAAAAAAAAAAAAAAAAH Tacar fogo nessas merdas...
Aí as revistas de moda aconselham as meninas a vestirem camiseta de banda sendo que as meninas ouvem Justin Bieber e Rebelde Brasil com aquela loirinha que faz a Roberta. ¬¬
Tlabitha
Tlabitha
Violet Massacre
Violet Massacre

Mensagens : 36
Pontos : 36
Data de inscrição : 24/08/2011
Idade : 32
Localização : In my violet prison

Ir para o topo Ir para baixo

Cenário Gótico Brasileiro Empty Re: Cenário Gótico Brasileiro

Mensagem por Looking Glass Fille Seg Jul 16, 2012 12:38 am

Vey é tenso esse povo!As camisas vêem escrito eu amo Rock 'n' roll,rock é td,e esse povo odeia rock e tem preconceito.Td por causa "pq está na moda".Até a Hello Kitty aderiu á essa moda de ser rocker!Putzzz,se 2012 é o ano fim do mundo,concerteza!Akela loira do rebelde apareceu entre os 100 maiores brasileiros de todos os tempos!Dá p/ acreditar o q os fãs desmiolados do Rebelde são capazes de fazer?
Looking Glass Fille
Looking Glass Fille
Administrador
Administrador

Mensagens : 498
Pontos : 777
Data de inscrição : 27/05/2011
Localização : Hide And Seek

Ir para o topo Ir para baixo

Cenário Gótico Brasileiro Empty Re: Cenário Gótico Brasileiro

Mensagem por Tlabitha Qua Jul 18, 2012 7:06 pm

O problema é que o rock mostra a realidade...a vida como é, sem hipocrisias e falsas promessas de amor eterno, sendo que o amor dessas é de um mês, essa é a eternidade deles '-' Sinceramente eles distorceram, e distorcem as coisas.
Me dava uma raiva quando eu via o povo falando assim: "ah, fulano não sei o que e não sei o que", aí a outra pessoa dizia assim: "ah! fulano é psicopata." e eu ficava ???? O que quero dizer é que eles usam a palavra psicopata sem nem saber o que é. Ou pensam que psicopata quer dizer uma pessoa má, só que não sabem que isso é um distúrbio mental muito sério. '-'
Que nem dizer que é bipolar, pqp, nego fica triste por besteira e depois fica feliz, e enfim...nem sabem a dor direito que é ser bipolar e está dizendo que é.
Cara, distorcem demais, não estudam nada, não sabem nada...acreditam na porra da igreja ~agora é vez da igreja HAHHAHA~ e nem estudam a história dela, e se estudam, fecham os olhos...coméquipode?

O que quero dizer é que a sociedade atual está perdida, valores estão distorcidos.
Eu estava conversando com uma colega no last, e aí a gente tocou no assunto de índio, e não nego que estávamos curtindo com a cara deles, pois estão deixando sua cultura riquíssima para se massificarem, e ela me disse umas coisas que ri HAUEHAUEHAUEH tipo, lá onde ela mora tem:
• índio que se veste de restart, então imagina um índio vestido de restart KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK
• índio vestido de restart e cabelo do neymar KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

RACHEI MUITO KKKKKKKKKKKKKKK
Tlabitha
Tlabitha
Violet Massacre
Violet Massacre

Mensagens : 36
Pontos : 36
Data de inscrição : 24/08/2011
Idade : 32
Localização : In my violet prison

Ir para o topo Ir para baixo

Cenário Gótico Brasileiro Empty Re: Cenário Gótico Brasileiro

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos